quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Christine O'Donnell surpreende nas primárias republicanas

O movimento ultraconservador republicano americano "Tea Party" obteve uma vitória incontestável na terça-feira nas primárias para as eleições legislativas de novembro, depois que uma novata derrotou a ala moderada no estado de Delaware.

Christine O'Donnell venceu o republicano moderado Mike Castle por 53,1% a 46,9% na primária republicana do pequeno estado de Delaware, onde será disputada em novembro a cadeira no Senado que era do atual vice-presidente americano, o democrata Joe Biden.

A vencedora, que superou acusações de crimes financeiros no passado, aproveitou o mal-estar em relação aos políticos estabelecidos e o apoio da candidata republicana à vice-presidência em 2008 e principal figura do "Tea Party", Sarah Palin, para obter um surpreendente triunfo.

A cadeira no Senado que era ocupada pela atual secretária de Estado, Hillary Clinton, por Nova York estaria a salvo, enquanto persistem dúvidas sobre o posto por Illinois, que pertencia ao presidente Barack Obama.

Em novembro estão em disputa todas as cadeiras da Câmara de Representantes (435) e pouco mais de um terço do Senado, 37 de 100.

Sem comentários:

Enviar um comentário