segunda-feira, 19 de julho de 2010

Hillary se reúne com chanceler paquistanês para diálogo estratégico

Após sua primeira visita de dois dias ao Paquistão, a segunda visita desde que assumiu o cargo, Hillary seguirá nesta segunda-feira para o Afeganistão, onde, na terça, participará da Conferência de Cabul - uma continuação do fórum já realizado em janeiro em Londres, sobre as estratégias do Governo afegão para a estabilidade do país.

Esta reunião entre delegações das duas partes, a segunda em nível ministerial após a celebrada em Washington em março passado, pretende analisar os progressos obtidos por 13 grupos de trabalho nos últimos meses em âmbitos como: 
  1. Terrorismo
  2. Defesa
  3. Não-proliferação nuclear
  4. Energia
  5. água. 
Washington aprovou no final do ano passado um pacote de ajuda civil ao Paquistão de US$ 1,5 bilhão anuais durante os próximos cinco anos.

Hillary também tentará convencer as autoridades políticas e militares da necessidade de lançar uma operação na região do Waziristão do Norte, única na faixa tribal da fronteira com o Afeganistão onde não há ofensivas antitalibãs em andamento.

Segundo fontes oficiais americanas, a chanceler deve anunciar nesta segunda-feira uma série de projetos de energia e água - setores em crise no Paquistão - que começarão em breve graças aos fundos do programa de assistência aprovado.

Sem comentários:

Enviar um comentário